pexels-photo-239898

Quem nunca deixou de fazer uma ligação ou não ir a um encontro com uma pessoa por motivo de facilidade de se comunicar em redes sociais? Quem nunca ficou na mesa com o seu celular durante um almoço em família? Quem nunca deixou de ouvir a aula para ficar em redes sociais?

Cada dia que passa a tecnologia vai aumentando e, com a facilidade de obter informações pelas maquinas, as pessoas, principalmente os jovens, estão se afastando de outros meios de comunicação, lazer e até interesse em aprender. Com essas mudanças, as pessoas, principalmente no ambiente escolar, não sabem como lidar com isso.

Por isso, já que a tecnologia e redes sociais estão “tomando conta”, penso que o melhor a fazer e se juntar a elas. Muitas pessoas acreditam que a tecnologia atrapalha todas as rotinas, principalmente na escola. Entretanto, o importante é não impedir de usar, pois usar escondido pode não ter controle das situações que podem ocorrer atrás das redes sociais.

Além disso, também é importante que sempre estabeleça um combinado, equilibrando o uso dos aparelhos eletrônicos com o contato com a vida social e interagindo com essas maquinas, junto com o filho, sempre que possível. Assim formará um ambiente de confianças e dará a liberdade para o jovem não esconder nada dos pais.

No ambiente escolar, os professores, pais e a educação, em geral, estão preocupados com os alunos que não prestam atenção, preferem ficar em redes sociais a fazer tarefas escolares. Mesmo preocupados, muitas escolas resistem em usar a tecnologia a favor da aprendizagem.

Existem ensinos em que já adotaram essa prática, deixando os alunos usarem a internet nos celulares e outros aparelhos eletrônicos para ajudar-los nas atividades e tarefas escolares, podendo pesquisar e interagir com os celulares e outros aparelhos eletrônicos sem deixar de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Possibilitando essa liberdade em usar aparelhos em sala de aula, dará ao aluno a curiosidade em pesquisar e procurar mais os assuntos em sala de aula, fazendo com que a aprendizagem fique mais agradável.

Portanto, é possível dizer que a tecnologia pode ser uma ferramenta positiva para auxiliar na aprendizagem, sempre tendo equilíbrio entre a tecnologia com os métodos pedagógicos da escola. Com o equilíbrio e adaptações, será mais produtível e agradável conviver com a tecnologia.


Aluno Criatividade Diferenças Educação Escola Escolha familia Filhos Individualidades Internet Liberdade Limites Rede Sociais tecnologia