18

Infelizmente, cuidar dos sentimentos e do interior não são tão valorizados quanto o cuidado físico e exterior. Por isso, quando alguma pessoa sente que algo precisa ser mudado, muitas delas não procuram ajuda psicológica.

Talvez, isso aconteça por acreditarem que seus sentimentos e angustias são repentinas e passageiras, conseguindo superá-las sozinhas. Também, existe o paradigma que quem vai ao psicólogo são apenas aquelas pessoas que usam medicamentos ou precisam de um diagnostico específico.

Entretanto, em todo momento os diversos sentimentos estão presentes no ser humano, precisando de um ambiente facilitador para acolhê-los. Afinal, dar uma atenção maior e cuidar do seu interior também é importante para o crescimento e desenvolvimento de cada pessoa.

Por isso, ir ao psicólogo é uma atividade tão recomendável quanto é ir ao medico, pois, além se ser uma pessoa preparada para ajudar outras pessoas com suas questões pessoais em sigilo, considera a pessoa como realmente é sem julgá-la. Assim, ajuda a pessoa a se conhecer melhor e a lidar com os seus sentimentos, escolhas e experiências, a fim da pessoa torna-se seu próprio guia.

O importante é a pessoa se sentir confortável e confiante em falar suas questões para o profissional, tendo uma relação terapêutica harmoniosa e agradável com o psicólogo. Contudo, vale ressaltar que em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados com orientação profissional.

Além da psicoterapia, o psicólogo pode ajudar e orientar outros profissionais e áreas a cuidarem das questões que presenciam em sua rotina profissional. Isso ressalta a importância da psicologia estar sempre presente na vida das pessoas, sem preconceitos.

Portanto, pode-se afirmar que a psicoterapia e o psicólogo deveriam ser mais requisitados, inclusive pelos diversos profissionais. Com isso, a psicologia poderá ser mais valorizada como um cuidado da saúde emocional e mental.


Atendimento Cuidado Humano Psicologia Psicólogo Psicoterapia Saúde Sentimentospsicóloga vanessa sardisco