13

Vejo que ainda existem equívocos sobre o Psiquiatra, Psicólogo, Psicoterapia, e Psicanalista. Isso faz com que as pessoas não compreendem adequadamente os significados dos mesmos, não conseguindo distingui-los. Por isso, sempre é relevante esclarecer suas diferenças e igualdades.

Assim, o psiquiatra é uma pessoa formada em medicina com especialização em psiquiatria, onde é preparada para lidar com os sintomas do corpo que mechem com as questões do ser humano a partir de uma perspectiva médica. Esse profissional é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo.

Diferente disso, o psicólogo é uma pessoa formada em psicologia e é preparada para lidar com questões do ser humano em diferentes abordagens. Esse profissional pode trabalhar em varias áreas, como nas escolas (Psicologia Escolar), instituições (Psicologia Social), empresas (Psicologia Organizacional) e clinica (Psicoterapia).

A psicoterapia trabalha através de atendimentos clínicos para ajudar o ser humano com suas questões pessoais em sigilo. Além disso, em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.

Sabendo disso, existem cinco principais abordagens que o psicólogo pode trabalhar: a Psicanálise, Comportamental, Comportamental-Cognitiva, Existencial e a Humanista. Cabe à pessoa que procura psicólogo se identificar não apenas com abordagem, mas com o profissional.

Além de a psicanálise ser uma abordagem da psicologia, o psicanalista é um analista clínico que trabalha na investigação teórica da psique humana e do inconsciente. Assim, é autônomo e independente da psicologia, ou seja, o profissional pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

Portanto, independente das diversas áreas e abordagens de trabalho, o principal objetivo do psicólogo é ajudar a pessoa a se conhecer melhor e a lidar com os seus sentimentos, escolhas e experiências, a fim da pessoa torna-se seu próprio guia.

Enfim, acredito que ir ao um psicólogo deveria ser uma atividade rotineira e sem preconceitos, pois em todo momento os diversos sentimentos estão presentes no ser humano e, muitas vezes, o mesmo não consegue dar conta de todos sozinho. Por isso, dar uma atenção maior e cuidar do seu interior, também é importante para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.


Atendimento Cognitivo Comportamental Humanista Profissional Psicanalise Psicologia Psicólogo Terapiapsicóloga vanessa sardisco