16

Quando alguma pessoa sente que algo precisa ser mudado, muitas delas não procuram ajuda psicológica e aguentam essa angústia de se sentir que algo está faltando por muito tempo. Talvez essas pessoas aguentam esses sentimentos e não procuram ajuda por pensarem e acreditarem que seus amigos podem ajuda-la ou elas mesmas dão conta sozinhas de resolver, já que acreditam que não são problemas relevantes. Também, existem aquelas pessoas que acreditam que quem vai ao psicólogo são apenas pessoas com maiores problemas.

O que talvez elas não compreendam que existem diferenças entre conversar com um terapeuta e com um amigo, mesmo os dois tipos de conversa serem ajuda. O terapeuta terá um olhar mais abrangente e diferenciado, dedicando-se a compreender e aceitar o que é dito o sentido daquilo para o modo atual da vida da pessoa atendida, tendo um combinado de confiança e sigilo. Já um bom amigo, ajudará com um bom senso e suporte, o que é bom.

Ou seja, as próprias pessoas podem até conseguir resolver seus problemas sozinhos ou pedir ajuda e conselhos para amigos, porém podem não conseguir resolvê-los totalmente e adequadamente, tendo sempre recaídas. Por isso, um profissional mais especializado, além dele ser uma pessoa que está disposta a acolher seus problemas e angústias sem julgá-los, ajuda a orientar o melhor caminho na resolução dos seus problemas, angústias e sentimentos em geral.

Assim, através do cuidado e da relação psicológica entre a pessoa atendida e o terapeuta, a pessoa cria confiança no terapeuta e o terapeuta facilita a pessoa a se conhecer. Até que, quando a pessoa consegue se conhecer completamente torna-se seu próprio guia. 

Portanto, acredito que ir ao um psicólogo deveria ser uma atividade rotineira e sem preconceitos, pois em todo momento os diversos sentimentos estão presentes no ser humano e, muitas vezes, o mesmo não consegue dar conta de todos sozinho. Assim, um psicólogo seria um facilitador para as pessoas conseguirem organizar e cuidar desses sentimentos sem julgamentos.


Aceitação ACP Atendimentos Cuidado Diferenças Humanista inclusao Preconceitos Psicologia Psicólogo Terapiapsicóloga vanessa sardisco