24

A tecnologia está cada dia mais avançada e o mundo com novas inovações. É assim que o filme “O Circulo” (2017), uma historia fictícia, discute sobre uma câmara inovadora fundada pelo Eamon Bailey (Tom Hanks) que permite aos usuários compartilharem detalhes de suas vidas com o mundo.

Durante o filme percebe-se que Mae (Emma Watson) vê sua vida mudar completamente quando é contratada pela empresa e sua função passa a ser documentar sua vida em tempo integral. Isso a deixa famosa na organização e entre os internautas do mundo todo, fazendo com que ela sentisse protegida e inovadora.

Com isso, percebe-se que o filme quer mostrar como a inovação pode ser positiva quanto o filme discute como a tecnologia pode ajudar em várias questões. Entretanto, o que não imaginava é que toda essa exposição teria um preço, não só para ela, mas também para todos ao seu redor.

Então, é valido afirmar que as tecnologias, inclusive citadas pelo filme, poderão ser inovadoras se usadas positivamente e com limites. Isto é, faz tempo que as inovações tecnológicas não param de aparecer e por isso não podemos nega-las.

Dito isso, o importante é equilibrar o poder das inovações tecnológicas com as relações sociais, não paralisando e prejudicando o convívio, interação e inclusão entre as pessoas. Ou seja, usando essas inovações para o bem de todos com aceitação e respeitando as particularidades de cada um. Assim, além das inovações tecnológicas ajudarem na comunicação e trocas de informações entre as pessoas, ajudará na criatividade e no futuro educacional e social.

Enfim, esse filme é recomentado para refletir sobre os pontos positivos e negativos das inovações tecnológicas, mostrando os prejuízos que pode fazer na vida social de uma pessoa com uma tecnologia mal administrada. Por isso deixo as seguintes questões para refletir: Existe limite para se inovar? Será que essa historia é totalmente fictícia?


Cuidado Equilibrio Escolhas Filmes Histórias Inovações Limites Particularidades Relações Respeito tecnologia