person-holding-white-ceramic-mug-beside-macbook-pro-3787300

A psicoterapia online é um recurso que possibilita o psicólogo a realizar atendimentos a distância. Já que era uma opção, não era muito discutido esse assunto. Entretanto, com o surgimento da pandemia, a psicoterapia online, além de outros serviços, está mais frequente.

Ouço bastante “o novo normal”. Eu concordo. A pandemia está circulando e é preciso inovar e criar possibilidades da rotina social, profissional, escolar e até física para ser considerado normal.

Isso explica que já estamos no “normal”. É preciso estar disponível para as mudanças e inovações que estão aparecendo para usarmos ao nosso favor. Eu, particularmente, percebi que um dos pontos positivos foi a ampliação dos meus atendimentos e serviços para vários estados do Brasil e do mundo, conhecendo mais pessoas, profissionais e culturas. Por isso, irei continuar com esse recurso, mesmo com a normalidade da situação atual.

Assim como eu, vários profissionais tiveram que se adaptar a recursos online. É preciso cada profissional se adaptar os seus serviços, trabalhos e relações com a nova realidade. No meu caso, estou atendendo online tanto crianças, adolescentes como adultos e realizo palestras, grupos de estudos e supervisão.

Mesmo assim, vejo que existem inseguranças e incertezas em relação a psicoterapia online. De fato, é uma experiência diferente. Mas, isso não quer dizer que não seja eficaz. Bastam o psicólogo e a pessoa estarem disponíveis para atender e serem atendidas.

Com isso, os atendimentos com adultos e infanto-juvenis são combinados e realizados da mesma maneira que no presencial, diferentes e únicos, dependendo de cada pessoa e relação. A diferença é que com crianças e adolescentes a família também precisa estar disponível e disposta na relação entre a criança/adolescente e o psicólogo.

Claro, entre as abordagens e psicólogos há diferenças de atender e, assim, suas posições sobre a psicoterapia online. Cabe cada pessoa encontrar aquela que se identifica.


inovaçãopsicoterapiaonlineaceitaçãoempatiacongruênciaautenticidadeatualizarpossibilidadescriançasadolescentesadultospermitirautoconhecimentohumanistapsicologiacarl rogerspsi jundiaívanessa sardiscopsicólogaacpabordagemcentrada na pessoainclusão de dentro para foradiferençasindividualidades