32

Errar é humano. De fato, errar faz parte da nossa rotina, mas muitas pessoas não acreditam neste ditado popular, sendo apenas uma justificativa sentimental.

Talvez isso acontece porque é imposto para as pessoas um ideal de vida. Ou seja, é visível que exista um padrão social e quando a pessoa não está nessa expectativa, é colocado para ela que esteja precisando mudar seu jeito de ser para se adequar na sociedade. Consequentemente, essas pessoas também colocam expectativas para si além do seu limite e acabam se frustrando por não atingir o esperado pela sociedade.

Dito isso, é comum as pessoas acreditarem que sempre estão tendo atitudes erradas e muitas vezes se culpam por isso. Provavelmente isso acontece porque existem muitas comparações entre as pessoas e, por sua vez, pelas próprias exigências e até punições.

Contudo, em todo momento estamos nos transformando e amadurecendo. Uma vez que, todo dia, temos novas experiências e, assim, novas aprendizagens com nossas ações, pensamentos, sentimentos e também erros.

Desta forma, o importante é respeitar o ritmo de desenvolvimento, amadurecimento e aprendizagem de cada um. Pois, vale ressaltar que cada pessoa tem sua própria diferença e individualidade e nem por isso uma pessoa é melhor que a outra.

Isto é, todos tem suas dificuldades, limitações e potencialidades. Cabe a cada pessoa encontrar sua melhor maneira de se desenvolver, já que cada um tem suas próprias escolhas e objetivos.

Dito isso, todos são importantes para contribuir na sociedade. Afinal, se todos fossem iguais, como aconteceria a aprendizagem e a trocas de experiências?

Então, as diferenças de pensamentos, princípios, sentimentos e habilidades fazem com que se aprenda um com o outro o que, talvez, fosse uma dificuldade para si. Isto é, ninguém sabe o que o outro passa com as suas experiências e, por isso, não é valido julgar a pessoa sem antes ouvi-la.

Por fim, com aceitação das individualidades e experiências de cada um, os erros serão mais uma experiência individual da pessoa aprender, ensinar e amadurecer.


Aceitação Amadurecimento Aprendizagem Atitudes Autoconhecimento Características Classificação Comparação Convivência Desenvolvimento Diferenças Dificuldades Erro Expectativa Experiências Humanidade Individualidades Potencialidades Reflexão Respeito Transformação