28

É difícil alguém admitir seus erros, dificuldades e limitações, ainda mais se não consegue enfrentá-los, pois ao expô-las, o preconceito pode surgir. Por isso, a pessoa acaba não tendo coragem de enfrentar novos desafios, conformando-se com elas e não superando seus obstáculos que a vida lhe proporciona.

Contudo, vale afirmar que as pessoas que têm grandes habilidades e superações já passaram por obstáculos e dificuldades na vida. Isso fez com que elas tivessem coragem de expô-las para encarar e enfrentar muitas situações desconfortáveis.

Dito isso, cabe cada pessoa aceitar o outro como ele é e entender que, independente das limitações, todos têm capacidade de pensar, sentir, aprender e, inclusive, comunicar-se uns com os outros. Isto é, cada um tem suas próprias individualidades, limitações e potencialidades, sendo todos diferentes uns dos outros. Também, os ritmos e os limites de aprendizagem e de superação são diferentes, tendo maneiras diferentes de como lidar com as superações e dificuldades de cada um.

Portanto, vale afirmar que é essencial ser diferente e ter suas individualidades, pois é pela diferença que a pessoa se torna crítica e reflexiva, aprendendo o verdadeiro significado de ser diferente. Por sua vez, aprende com o outro, o que para o outro é uma dificuldade, trocando experiências, habilidades e dificuldades. Com isso, são pelas diferenças e individualidades que as pessoas se tornam únicas.

Enfim, é por acreditar nas potencialidades que cada pessoa consegue grandes vitórias e aprendem a ter mais coragem e determinação para superar seus próprios limites, descobrindo novas habilidades e desafios. Afinal, cada pessoa sabe os obstáculos e dificuldades que são superados dentro de si.


Aceitação ACP Diferenças Dificuldades Escolhas Humanista inclusao Paradgmas Preconceitos Psicologia Respeito Superaçõespsicóloga vanessa sardisco