35

Nessa época de constante inovações e informações rápidas, está difícil compreender as gerações atuais, em que a agitação e as tecnologias estão cada dia mais presentes. Com isso, as pessoas estão se afastando uma das outras, dificultando a comunicação e o lazer entre elas.

Neste sentido, também nas famílias, os pais podem estar confusos e preocupados com a educação de seus filhos. Ao mesmo tempo em que não sabem como lidar com essas atualidades, recorrem a esses meios para repreensão ou até para substituir os diálogos com seus filhos.

De fato, talvez essa seja a forma mais fácil e rápida de tentar controlar o filho. Mas, será que é a melhor maneira de educar?

Certamente que a tecnologia está presente e é preciso compreendê-la e aceitá-la. Desta forma, precisa-se de estratégias para proporcionar um ambiente facilitador de aceitação, cuidado e limite.

Consequentemente, os filhos terão mais confiança nos seus pais, se eles mostrarem mais espaço para compreendê-los sem julgamentos e podendo dividir suas angustias e sentimentos sem desconfiar numa suposta punição.

Então, é necessário que o diálogo e o acolhimento estejam presentes na relação entre pais e filhos. Isto é, colocar limites e responsabilidades também é um sinal de amor e cuidado.

Portanto, o importante é fazer uma parceria constante de confiança e responsabilidade entre pais e filhos, formando uma relação harmoniosa e amigável. Assim o equilíbrio entre o poder das inovações tecnológicas e as relações sociais, não irão paralisar e nem prejudicar o convívio na interação e união entre as pessoas.


Convivência Cuidado Diferenças Educação familia Filhos Inovações Pais Relação Vanessa Sardiscocriançadesenvolvimentotecnologiainovaçõesamadurecimentobrincarcaracteristicasconvivênciacrescimentorede sociaisescolhaspsicologiapotencialidadesrelaçõesqualidade de vida