Design sem nome

A abertura e o encerramento das Paralimpíadas são lindos como os das Olimpíadas. Adoro ver os esportes e os atletas e seus potenciais de conseguirem medalhas! Mas será que essa separação entre as Olimpíadas e Paralimpíadas pode ser considerada Inclusão?

Quando o assunto é Inclusão, sinto que normalmente ela já é associada às pessoas com algumas deficiências específicas, baseando-se em incluir apenas pessoas que são consideradas limitadas em interagir e se adaptar aos demais em algum ambiente ou situação.  Falar sobre Inclusão vai além desse sentido.

Inclusão é a união e convivência das individualidades com todos e entre todos, considerando as potencialidades das pessoas pelas suas diferenças e não pelas suas limitações e dificuldades, aceitando as diferenças e estar disponível em compreender as necessidades de cada um e, assim, ajudar a solucionar as dificuldades de todos para que as diferenças não seja um empecilho, mas um impulso para a união.

Entretanto, aprendemos culturalmente um padrão social com significados e crenças prontas, com o encargo de sermos iguais aos outros. Assim, as comparações, classificações e divisões entre as pessoas podem acontecer.

É por esse motivo que afirmo que não é apenas uma característica predominante que designa uma pessoa, mas a união de todas suas características. Ou seja, cada pessoa é única e tem suas características individuais, físicas e mentais. Por isso, é essencial ser diferente e ter suas individualidades, pois são pelas diferenças que a pessoa se torna única. Por sua vez, ser diferente tem uma ligação significativa com Inclusão, sendo uma característica importante para a contribuição da sociedade. 

Com essa explicação, faz sentido concluir que eu não considero as Olimpíadas inclusa, uma vez que a Paralimpíadas seja com outra chama, outro logotipo e evento. Seria como separar gênero e raça em outros eventos.

Por isso eu sou a favor que tenham mais categorias dentro das Olimpíadas para os atletas da Paralimpíadas estarem inclusos no mesmo evento. Com a união de todos e com todos pelas suas individualidades, inicia-se a construção da inclusão centrada nas particularidades da pessoa. Assim, todos terão a liberdade de ser diferente e terem as mesmas possibilidades de desenvolvimento e crescimento social, educacional e profissional. Torço para que essa união e essa inclusão aconteça um dia!

Se cada pessoa se conscientizar da importância e da necessidade de conviver com aceitação e respeito nas relações humanas, a Inclusão será uma referência, não sendo um caminho de comparações e divisões entre as pessoas, dando mais ênfase aos potenciais do que nas limitações e dificuldades. Talvez tenham pessoas que irão discordar comigo, mas quero colocar aqui minha reflexão e meus questionamentos.


olimpiedasparalimpiedasinclusãoproconceitoaceitaçãorespeitodiferençasindividualidadespotenciaispsicologiaacpvanessa sardiscohumanista