3

Vejo que as pessoas com necessidades especiais são vistas e cuidadas somente pelas suas dificuldades e limitações nomeadas. Por isso, são cuidadas apenas por profissionais e ambientes especializados que cuidam e ensinam a melhorar essas limitações.

Entretanto, eu acredito que com os prováveis preconceitos e com essas dificuldades nomeadas, essas pessoas precisam de um profissional que também possa cuidar das suas potencialidades e de seus sentimentos. Afinal, acredito que por mais limitado que a pessoa esteja, ela também sente.

Assim, tenho a ideia de que o importante é equilibrar o cuidado da deficiência e limitações com o cuidado de seus sentimentos e potencialidades, tendo o apoio de ambientes e profissionais especializados, junto com um apoio psicológico. Vale lembrar que é importante que as pessoas com necessidades especiais tenham estimulações com o apoio da equipe interdisciplinar, de todas as pessoas em sua volta e inclusive da família.

Acredito também que, para esse profissional cuidar de uma pessoa com necessidades especiais, é importante que o mesmo, e principalmente a família, entendam e aceitem que elas têm as mesmas potencialidades de pensar, sentir, escolher e resolver seus problemas e saber direcionar suas próprias necessidades, conforme suas condições, igual ao que acontece com qualquer pessoa.

Por fim, acredito que ir ao psicólogo deveria ser uma atividade rotineira para todos e sem preconceitos, pois em todo momento os diversos sentimentos estão presentes no ser humano e o psicólogo estará disposto a acolher seus sentimentos, a organizar e cuidar deles sem julgamentos.


Aceitação ACP Educação Escolhas familia Humanismo inclusao Liberdade Pais Paradgma Preconceito Profissionais Psicologia Psicólogo Sentimento Terapiapsicóloga vanessa sardisco