33

É comum final de ano as pessoas quererem pensar na retrospectiva daquele ano. Entretanto, eu quero compartilhar a minha prospectiva para 2019 dos acontecimentos que aconteceram em 2018.

Esse ano, já comecei a me aprofundar em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e formação em ACP (Abordagem Centrada na Pessoa). Conheci pessoas e profissionais incríveis e aprendi com as experiências de cada um. Por isso, eu continuarei os dois cursos ano que vem.

Em especial, a formação em ACP, fechei com um desafio que não imaginava que poderia enfrentar. Todo ano, o facilitador desse curso fornece “Maratona ACP”, profissionais que levam temas específicos relacionados na ACP em dois dias corridos. Em 2019 ele também irá fazer, mas convidou os participantes do curso a facilitarem essa maratona.

No começo estava insegura e decidida a não participar, pois é bastante responsabilidade ser facilitadora em uma maratona famosa para profissionais da ACP. Entretanto, no último horário disponível, decidi facilitar. Foi uma escolha difícil, mas acolhedora por alguns colegas. Quase desisti, mas resolvi enfrentar. Assim, em 2019 terei a oportunidade de expor dois assuntos que adoro: Inclusão e ACP.

Além dos cursos, tive a oportunidade de visitar Google em São Paulo/SP. Foram horas de conversas e trocas de experiências com os profissionais. Um dia esquecível e significativo para mim.

Também, fui convidada a participar do livro “Escritores Brasileiros, sendo uma das autoras.

Mas, 2018 já começou com uma decisão importante para minha carreira: publicar meu livro “…E a Borboleta Voou”. De fato, em 2018 consegui finaliza-lo depois de um ano de dedicação, reflexões e dúvidas. Foi uma etapa de paciência, pois consegui fazer o lançamento em setembro.

O dia do lançamento foi momento mágico, de rever pessoas que são influenciadoras das minhas conquistas para eu ser pessoa que sou. Cada palavra, abraço, carinho de cada um foi fundamental para esse momento ficar ainda mais inesquecível.

Escrevi este livro com o objetivo de ajudar todas as pessoas a não desistirem de enfrentar suas dificuldades e encontrar a sua melhor maneira de lidar com elas. De fato, eu tinha objetivo, mas, não imaginava que no mesmo ano já teriam oportunidades para meu crescimento profissional e pessoal.

No mesmo mês do lançamento, fui convidada a participar da 8ª Feira Educando. Lá, além de mostrar meu trabalho como psicóloga, tive a oportunidade de expor meu livro e realizar uma apresentação sobre o livro. Foram experiências e oportunidades novas com a presença de amigos e pessoas admiradoras do meu trabalho, além de pessoas que conheci durante a feira. Essas experiências e pessoas fizeram eu aprender e amadurecer muito mais profissionalmente e pessoalmente.

Depois, participei da ADIRC Interna administrado pelo Rotaract Jundiaí Terra da Uva. Além de participar das atividades gerais, fui convidada em mostrar meu trabalho e expor meu livro. Foi uma tarde agradável, construtiva e com bastante companheirismo.

Também, realizei uma tarde de autógrafos na livraria Leitura. Além de conhecer pessoas e admiradores do meu trabalho, tive a oportunidade de mostrar meu trabalho como psicóloga. Mais uma tarde agradável e com muitas trocas de experiências.

Outro evento inesperado. Fui convidada a participar do IV evento Arte + Vinho, expondo meu livro e meu trabalho como psicóloga. Além dessa noite ser agradável e encantadora, conheci pessoas incríveis.

De fato, esse ano foi muito especial para mim, com muitas conquistas, oportunidades e propósitos para 2019.

Então, esse ano aprendi que cada pessoa faz o seu ano e não se pode ter expectativas, pois assim terá mais frustrações do que auto reconhecimento. Isto é, é valido acreditar que sempre está fazendo o seu melhor naquele momento. Por isso, em 2019 vou fazer o que cabe a mim e entenderei que sempre o que conseguir, será o meu melhor!


ACP Amadurecimento Aprendizagem Crescimento Desafios Livro Oportunidades Prospectivas Reflexões Relações Valorizaçãopsicólogavanessa sardisco