21

Infelizmente ainda é evidente o mau entendimento do significado de inclusão. Nota-se um falso pensamento de que quando as pessoas, inclusive as com necessidades especiais, são integradas na sociedade com as condições exigidas por lei, já são consideradas inclusas. Afinal, há diferença entre integração e inclusão?

Integração refere-se quando a pessoa precisa se adaptar a maioria, de maneira que a pessoa tem que se identificar, com os demais cidadãos, para então poder ser inserida, associada, a convivência igualitária em sociedade. Assim, o foco da mudança depende apenas o sujeito inserido.

Já Inclusão vai além de integrar as pessoas na sociedade, envolvendo a interação entre a pessoa e a sociedade. Isto é, inclusão refere-se quando a pessoa envolvida e a sociedade estão juntas e unidas para ambas das partes se adaptarem e ficarem inseridas entre si. Assim, o foco é a interação entre as pessoas, independente das suas dificuldades, limitações, diferenças e individualidades.

Por conta dessa confusão, existem escolas, empresas, equipes, profissionais e até família que ainda se equivocam, não sabendo lidar com tal situação. De fato, algumas escolas e empresas que adaptaram fisicamente as necessidades das pessoas, mas separam alguns alunos e trabalhadores dos demais por classifica-los pelas suas condições e limitações aparentes dos demais, não tendo as mesmas exigências, avaliações e atividades dos demais.

Desta forma, vale a pena refletir sobre esse assunto, pois se todos forem tratados iguais, como que as pessoas irão ser desafiadas e levadas a se desenvolver e aprender? Por isso, cabe afirmar que são pelas diferenças e individualidades que acontece trocas de experiências, aprendizagem, desenvolvimento pessoais e uma maior tolerância e sensibilidade diante ao outro.

Afinal, o que para uma pessoa pode ser dificuldade, para outra pode ser uma habilidade. Assim, é necessário às pessoas aceitarem as outras como realmente são, já que são pelas características pessoais que existem novas inovações, ideias, revoluções e que torna a pessoa única.

Portanto, vale esclarecer que inclusão e integração são palavras parecidas, porem diferentes e que ainda precisam ser reforçadas para a sociedade. Por isso, cabe ressaltar a importância de um profissional especializado para ajudar nas dúvidas e equívocos apresentados para serem discutidos e orientados.

Então, quando se fala de Inclusão, deveria ser um termo para incluir as diversidades de todas as pessoas com suas individualidades e não um termo apenas para incluir pessoas com algum tipo de característica considerada predominante. Isso significa que não é existência das características prenominantes que deixa a pessoa mais inclusa ou menos inclusa dos outros, mas a consideração das características individuais de cada pessoa.

Enfim, uma inclusão adequada é quando na interação entre as pessoas são observadas as potencialidades antes de julgar as limitações e dificuldades de cada um. Isto é, com respeito e aceitação das diferenças e individualidades, não terão mais comparações entre as pessoas e por sua vez, não terá motivo para julgamentos e classificações.


Aceitação Diferenças Dificuldades inclusao Individualidades Integração Limitações Paradgmas Potencialidades RespeitoPsicóloga vanessa sardisco