Quando se fala sobre empatia, trata-se em compreender o outro a partir do que ele acredita como verdade e não em ajudá-lo pelo que se acredita. Isto é, compreender o outro sem julgar e não direcionar o outro pelos seus próprios critérios.
Já a aceitação incondicional positiva possibilita a pessoas ser o que ela acredita ser pelas suas individualidades, diferenças e potencialidades. Ou seja, acreditar no potencial da pessoa em procurar suas próprias maneiras de encontrar e lidar com suas respostas. Afinal, quando se acredita nas suas potencialidades, a pessoa terá mais confiança em si e terá mais coragem e determinação para enfrentar suas dificuldades. Consequentemente, conseguirá alcançar seus objetivos e conquistar o que deseja.
A congruência aborda ser autêntico com o outro e, também, permitir o outro ser ele mesmo com respeito, empatia e aceitação, isto é, possibilitando ser verdadeiro na relação sem invadir as verdades do outro, deixando-o com o direito de pensar a respeito do que está sendo discutido e livre de julgamentos.


psicologia acpabordagem centrada na pessoaatitudes facilitadorasempatiaaceitaçãocongruenciaautenticidade